Pontos Turísticos

Cascata Passo das Pedras
Ponto Turistico: Cascata
Comunidade Passo das Pedras

Marco da Batalha de Monte Caseros
Ponto Turistico: Atrativo Histórico
 

Tendo a origem de seu nome derivada da batalha de Monte Caseros, Argentina,  o município de Caseiros por si só, carrega uma incontestável riqueza histórica, advinda junto a sua formação; em especial, quando da instalação da Colônia Militar de Monte Caseros, no antigo mato português, hoje Caseiros,  em 1859, destinada aos soldados brasileiros que haviam servido o exército.
Ao completarem – se 154 anos da célebre luta, é possível resumidamente relatar a Batalha de Monte Caseros, conforme fonte militar.
“Travada em 3 de fevereiro de 1852, a Batalha de Monte Caseros, foi o marco da derrota de Juan Manuel Ortiz de Rosas, ditador da Argentina, frente as forças aliadas compostas de brasileiros, uruguaios e argentinos”.
Rosas propunha anexar o Uruguai, o Paraguai e o Sul do Brasil, reconstituindo o Vice-Reino do Prata. Para isso já colocara no poder no Uruguai o seu preposto Manoel Oribe, apenas Montevidéu, sitiada, resistia.
Após bloqueios navais frustados de Inglaterra e França contra Bueno Aires, o Brasil passou a adotar medidas concretas contra Rosas. Assinou, em maio de 1851, um tratado, com Justo José Urquiza, governador da província argentina de Entre Rios, e com os uruguaios opositores de Oribe, com vistas a derrubar este do poder. Em outubro, o objetivo já fora atingido; Oribe era deposto. Restava Rosas.
Em novembro, foi assinado novo acordo para derrubar Rosas. O então Conde de Caxias, comandante das forças do Brasil, ficou em Montevidéu com 12.000 brasileiros, prontos para intervir por mar

Comunidade de Vargem Bonita

A beleza da Praça - Luiz Henrique de Melo
Ponto Turistico: Praça
Praça central

Entardecer no centro - Letícia Ribeiro
Ponto Turistico: Praça
Centro da Cidade